Sociologia
Este trabalho tem como objetivo estudar as correntes sociológicas que influenciaram o pensador Nicos Poulantzas que tem seus estudos baseados na natureza do Estado capitalista e suas funções econômicas, politica- ideológicas das politicas sociais e o modo de produção capitalista. E o pensador Paul Lazarsfeld com suas contribuições metodológicas e científicas no campo dos estudos de opinião pública, marketing político e mídia de massa.
NICOS POULANTZAS
.
Conceituado filósofo e sociólogo grego, marxista e membro do Partido Comunista da Grécia, exilou-se em Paris, onde lecionou a partir de 1960. Foi aluno de Louis Althusser, do qual herdou uma interpretação do marxismo inovadora e controversa chamada de althusserianismo. Suas obras resumem-se em uma complexa análise funcional das Estruturas ou Instâncias - o Econômico, o Político e o Ideológico - do Modo de Produção Capitalista, sobretudo no que diz respeito à forma como essas estruturas determinam as práticas sociais que as sustentam. Essa forma de conceber a realidade social foi denominada de Marxismo Estruturalista. Poulantzas, a partir disso, empreende um rico estudo do funcionamento do Estado Capitalista, tanto de suas instituições (Burocracia, Poder Executivo, Poder Legislativo, etc) quanto da base ideológica que o sustenta (em torno, principalmente, do conceito de Vontade Geral), observando cuidadosamente sua relação com as Classes Sociais. A rica conexão entre as instâncias em uma formação social a partir de uma interessante interpretação dos clássicos do marxismo – Marx, Engels, Lenin e Gramsci – fizeram de suas idéias referências nos campos da Ciência Política e da Sociologia.
Nessas obras encontram-se alguns elementos fundamentais para o entendimento do mundo contemporâneo: a teoria relacional do Estado capitalista, explicitamente enunciada e uma “teoria das políticas sociais”, implicitamente formulada a partir das novas funções que o Estado capitalista passa a assumir no capitalismo