Suprimentos em logistica
Introdução
De origem militar o conceito de suprimento surge conjuntamente com o desenvolvimento das grandes campanhas militares da nossa história.
Os exércitos antigos tinham pequena mobilidade face à falta de meios de transporte velozes. Nesta fase da história, o problema de suprimento era pequeno, pois o reabastecimento dos exércitos muitas vezes era feito através de pilhagens dos territórios conquistados.
Temos exemplos na história: as legiões de romanos, de macedônios, o exército de Napoleão etc. Com a Primeira Guerra Mundial, o invento e sucesso do emprego dos blindados aumentou a mobilidade dos exércitos enormemente.
Podemos definir suprimento como ato ou efeito de suprir; ato ou efeito de doar, fornecer ou entregar auxílios, provisões, materiais etc; provimento, fornecimento, provisão (HOUAISS, p. 2.644).
Finalidades, princípios e características do suprimento
As finalidades do suprimento são: suprir as unidades de produção na quantidade exata, na qualidade requerida, no tempo e local certos dos materiais necessários à industrialização e comercialização; regular e controlar o fluxo de suprimentos com a certeza de que há estoques adequados e não excessivos em todos os pontos do sistema de suprimentos.
Podemos enumerar os seguintes princípios de suprimentos:
* Responsabilidade - dos departamentos de logística ou suprimentos ou materiais da empresa. * Sentido do fluxo - do recebimento dos suprimentos no armazém até todos os pontos que fazem uso do mesmo. * Escalonamento em profundidade - os estoques se escalonam em profundidade do armazém até os pontos mais avançados da linha de produção e comercialização. * Manutenção dos níveis - os níveis de suprimentos estabelecidos para os diferentes pontos da linha de produção e/ou comercialização devem se manter através da recomposição do nível correto de suprimentos. * Estocagem seletiva - estabelece critérios de seleção para a estocagem de suprimentos, conforme