Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus°.
Rafael Da Silva
Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus°.
SUMÁRIO: 1. Introdução; 2. O conceito de competência e a gestão por competências; 3. O balanced scorecard; 4. Conclusões e recomendações.
PALAVRAS-CHAVE: gestão de pessoas; gestão por competências; gestão de desempenho; balanced scorecard; avaliação 360 graus.
Este artigo avalia a percepção de funcionários do Banco do Brasil acerca do novo modelo de gestão de desempenho adotado pela empresa. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou-se de questionário semiestruturado para coleta de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi constituída por 532 funcionários de nove unidades do banco, nas quais o modelo foi implementado para fins de validação. Foram realizadas análises descritivas, de variância e fatorial entre as variáveis componentes do estudo, e análise de conteúdo dos dados qualitativos. Os resultados indicam ser muito positiva a percepção dos sujeitos da pesquisa. O novo instrumento foi considerado mais eficaz, democrático e participativo, conseguindo integrar pressupostos de modelos e instrumentos de gestão referenciados pela literatura como modernos e eficazes, como a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Para finalizar, são apresentadas recomendações práticas e sugestões para realização de pesquisas futuras.
1. Introdução A gestão do desempenho humano no trabalho sempre constituiu tema controverso nas organizações. As distorções e a subjetividade inerentes a muitos instrumentos de avaliação do desempenho contrapõem-se às necessidades de mensuração de resultados, levando a conflitos.
GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS Num contexto de globalização e de busca por maximização de resultados,