Gestão por competência
Módulo: 4 Atividade: 5.2 individual
Título: Gestão por Competências
Aluno: Mariana Veiga
Disciplina: Gestão de pessoas Turma:
Introdução
Com as mudanças da economia global, as empresas estão começando a se adaptar à novos modelos de gestão de pessoas. O departamento de Recursos Humanos será mais eficaz em relação à necessidade de contratar, reter e disponibilizar empregados mais qualificados, se implantar os benefícios que a Gestão por Competências trazem para a organização. Gerando impactos nas principais áreas à ela relacionadas (recrutamento e seleção, gestão de remuneração, avaliação do desempenho e desenvolvimento de pessoal) novos atributos profissionais ganham importância.
Conceito de gestão por competências
A Gestão por Competências proporciona ao funcionário condições para manter um elevado desempenho na realização de suas tarefas, e estas, por sua vez, alinhadas aos interesses organizacionais.
A gestão por competência além de atrair e reter talentos mantém um clima de trabalho sadio e motivador, viabilizando o continuo desenvolvimento das pessoas, que transferem conhecimentos à ele ensinado ao seu dia a dia, de maneira responsável, agregando valor econômico a organização e valor social a si próprio.
Principais diferenças entre os modelos tradicionais de gestão de pessoas e de gestão por competências
Nos modelos tradicionais de gestão de pessoas não eram realizadas análises das reais necessidades da organização. Logo, os processos de seleção de pessoas possuíam grandes falhas. Além disso, o talento das pessoas não era visto com atenção. Funcionários novos observavam os mais experientes, e por um curto espaço de tempo, dominavam as tarefas e as executavam com eficiência. Isso trazia homogeneização das tarefas, que segundo Chiavenato (2010, p. 204) “facilitava o controle, permitindo uma amplitude administrativa maior”.
No modelo de gestão por competências, a empresa faz a escolha do colaborador a