GESTAO DE DESEMPENHO
INTRODUÇÃO 3
1. GESTÃO DO DESEMPENHO 4
2. A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO POR MÚLTIPLAS FONTES 8
3. CONCLUSÃO 10
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Chiavenato (2009) define treinamento como um processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos. O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, podendo envolver o desenvolvimento de habilidades e competências.
A gestão do desempenho no trabalho caracteriza-se como subsistema de gestão de pessoas. Envolve atividades de planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho, tendo como objetivo principal, sob uma perspectiva funcionalista, o aprimoramento do desempenho das pessoas.
O presente trabalho visa a aplicação de um treinamento para gestores sobre o tema gestão de desempenho.
1. GESTÃO DO DESEMPENHO
Trata-se de um processo mais recente, no âmbito da gestão de pessoas, que vem evoluindo muito nas organizações, passando de um mero processo de avaliação para um processo de gestão da aprendizagem, do auto desenvolvimento, da gestão da própria carreira, das aspirações profissionais, além da contratação de resultados quantitativos do negócio.
Antes praticava-se a avaliação de desempenho focando-se essencialmente números, metas e objetivos, identificando-se ao final de um período os resultados obtidos pela empresa, área ou unidade de trabalho e dos indivíduos que tinham seus objetivos cascateados dos objetivos e metas mais amplos da empresa.
Hoje, na era do planejamento e dos mapas estratégicos, as organizações, além de traçarem seus planos de negócio e resultados esperados, também definem as expectativas de seus clientes, as competências essenciais da organização, traços de cultura e valores