Gestao da Qualidade
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Disciplina: Gestão da Qualidade
Professor: Ana Lúcia
VICENTE FALCONI CAMPOS
Resumo sobre vida e obra
Alunos:
Claudio Barros
Daniel Paixão
Luciano Roberto
Marcos Ferreira
Andresa Silva
Gleise Silva
Olinda, 2014
Nascido em 1940 na cidade de Niterói/RJ é graduado em engenharia pela UFMG e tem mestrado, doutorado e Ph.D. em engenharia pela Colorado School of Mines (USA).
Iniciou sua carreira profissional como professor de metalurgia e consultor da
Fundação Christiano Ottoni, ligada a UFMG, ainda nos anos 80, quando começaram a ouvir sobre os métodos gerenciais aplicados no Japão. Um convênio entre os governos brasileiro e japonês permitiu que ambos pudessem viajar e conhecer e aprender os princípios e conceitos de Qualidade Total e também trazer delegações de executivos japoneses para nosso país. Esse era um tema absolutamente desconhecido no Brasil e isso permitiu um rápido crescimento de seu escritório de consultoria.
A partir daí passou a trabalhar para as principais empresas e executivos do país, como AmBev, Gerdau e Itaú, se tornando uma referência em gestão da qualidade, com diversos livros lançados e participação em projetos nas maiores empresas brasileiras, como Gerdau, Itaú e AmBev.
Para Falconi, um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades do cliente. Desenvolveu boa parte de sua teoria focada em melhora de processos e gerenciamento de atividades. Em essência seu modelo de gestão é resumido pela sigla PDCA do inglês Plan-do-check-act (planeje, execute, confira e corrija). O modelo de sistema de gestão que defende é composto por três principais pontos:
1-Gerenciamento pelas Diretrizes: De competência da Alta Administração, Objetiva definir a visão de futuro da empresa, ou seja, como os seus integrantes querem ser vistos pela