Gestalt e Psicanálise
Percepção:
Gestalt é conhecida como uma das teorias mais coerentes da Psicologia. O início do estudo da teoria teve como base a percepção e sensação do movimento, e o objetivo desse estudo era entender os processos psicológicos ligados a ilusão de óptica quando determinado desenho ou objeto é percebido pelo indivíduo com uma diferente forma da que ele realmente tem.
Principais Pontos:
Percepção: A percepção é um dos principais pontos da teoria. Na opinião dos Gestaltistas o comportamento deve ser estudo em seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. A Gestalt defende que é de grande importância a disposição das partes do contexto que formam um todo, uma frase que define a teoria da percepção é: "o todo é diferente da soma das partes”.
Boa Forma: A partir da Percepção surgiu então a boa forma que procura explicar como chegamos a compreender aquilo que percebemos. Para alcançar a boa forma são necessários os elementos equilíbrio, simetria, estabilidade, simplicidade e regularidade. A Gestalt insere nesse contexto a percepção do comportamento humano “A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento”.
Meio Geográfico e Meio Comportamental: Defende-se que o comportamento é determinado pela percepção do indivíduo, portanto pertence à lei da boa-forma. O conjunto dos estímulos que determinam o comportamento é denominado meio ou meio ambiental, que trata da realidade em si, nua e crua. É no meio que são conhecidos os dois tipos de meio: o geográfico e o comportamental. A diferença entre eles é, o meio geográfico é o meio físico (exemplo: sala de aula), e o meio comportamental é o meio resultante da interação do individuo com o ambiente, ou seja a realidade transformada pela sua percepção.
Campo Psicológico: É o campo de força que nos leva a procurar a boa-forma. Esse campo psicológico tendência a busca da melhor forma possível em situações que não