Água
* Origem
A água se originou da liberação de grandes quantidades dos gases hidrogênio e oxigênio na atmosfera, que se combinaram e deram origem aos vapores de água. Durante o período de formação do Planeta, as temperaturas só possibilitavam a água em forma de vapor. À medida que as temperaturas baixaram, os vapores se transformaram em nuvens, que foram atraídas pela gravidade e caíram em forma de chuva na superfície da Terra. Assim, houve acumulação progressiva de água principalmente na superfície nos estados líquido e sólido (gelo) e simultânea formação de vapor de água pelos mecanismos de evaporação e transpiração dos organismos vivos. A parcela que se infiltrou na superfície e se acumulou entre as camadas de rochas do subsolo formou as águas subterrâneas – os lençóis e os aqüíferos.
A manutenção desse recurso natural acumulado na superfície e no interior do solo é feita através do ciclo hidrológico.
* Composição
A água já foi identificada em todo o universo, na Terra sua existência está em estado liquido, na atmosfera de algumas estrelas, nuvens moleculares interestelares e em vários satélites de gelo do sistema solar, nos cometas e também nos planetas a água é encontrada na forma de vapor ou gelo. A água é composta por dois elementos químicos: Hidrogênio e Oxigênio, representados pela fórmula H2O.
Como substância, a água pura é incolor, não tem sabor nem cheiro.
O hidrogênio representa mais de 70% da massa do universo visível o oxigênio constitui cerca de apenas 1% dela. A Terra está a uma distância do sol que permite a existência dos três estados físicos da água, líquido, gasoso e sólido .
A água pode ser saudável ou nociva. Na natureza não existe água puro, devido à sua capacidade de dissolver quase todos os elementos e composto químicos. A água que encontramos nos rios ou em poços profundos contém várias substâncias dissolvidas, como o zinco, o magnésio, o cálcio e elementos radioativos.
Dependendo do grau de concentração