Behaviorismo,Gestalt e Psicanálise
ATPS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÂO – 1ª Serie
Jundiaí 30, Setembro de 2013.
Introdução
Neste estudo iremos abordar os temas Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise e os seus conceitos.
Para perceber como são feitas suas aplicações no ambiente de aprendizagem.
A História da Psicologia
Psicologia
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
A história da Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento), se confunde com a Filosofia até meados do século XIX. Sócrates, Platão e Aristóteles deram o pontapé inicial na instigante investigação da alma humana.
Behaviorismo:
O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson no ano de 1913 num artigo publicado com o nome de “Psicologia como os behavioristas a veên”. O termo em inglês behavior significa comportamento, por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo, Comportamentalismo, Analise Experimental do Comportamento.
Segundo Watson o comportamento devia ser observável e mensurável e que cujo experimento poderia ser feitos em qualquer pessoa ou ambiente. Com essa teoria ele desvinculou a Psicologia da Filosofia.
Dentro das teorias de Watson existiam duas razões, a metodológica (método experimental analítico) e a razão Histórica (comportamento entendido como indivíduo/ambiente).
A Análise Experimental do Comportamento (Behaviorismo Radical)
Essa teoria vem do Behaviorista B.F.Skinner que sucedeu Watson com seus experimentos laboratoriais sobre o comportamento essa teoria tem muita influencia nos psicólogos americanos e brasileiros.
A base da teoria skinneriana esta