Psicanálise, behaviorismo e gestalt
Uma situação real e potencial para o desenvolvimento de estresse são as situações que nos deparamos no nosso dia-a-dia, às vezes estamos cheio de coisas para fazer e não encontramos tempo para realizá-las, ficamos estressados e acabamos descontando em pessoas que não tinham nada “a ver” com a situação.
O ambiente em que trabalhamos também pode influenciar bastante a nossa vida. Na maioria das vezes a pessoa trabalha muito e ganha pouco, isso também é um fator que gera um grande estresse.
A maioria das reclamações que escuto de amigos é sobre isso, ou então sobre o chefe que não quer nem saber dos seus funcionários, só quer lucrar, lucrar e lucrar.
Uma forma de amenizar fatores potenciais de estresse no ambiente organizacional seria primeiramente o empregador e os empregados se respeitarem, não é porque você é dono da empresa que pode sair pisando em todos seus funcionários. Tem que ter pelo menos um psicólogo na empresa lidando com temas como a prevenção e promoção da saúde do profissional em seu ambiente de trabalho.
Existe um “ramo” da psicologia, que é a psicologia organizacional que ajuda a identificar situações presentes ou potenciais de estresse que poderia ser adotada pelas empresas, pois ajudaria os administradores na adoção de medidas preventivas contra o