Burguesia
Em 1864, o movimento operário ganhou força com a fundação da associação Internacional dos Trabalhadores. Os primeiro encontros foram marcados pelas divergências entre marxistas, anarquistas e sindicalistas.
Numa nova ascensão trabalhista foi fundada a segunda Internacional Operária (1889) com um sentido mais reformista e menos revolucionário, adotando os ideais da social-democracia Alemã, primeiro partido político socialista.
Em 1919, em moscou, em meio a Revolução Russa bolchevique, formou-se a terceira Internacional, que assumiu o nome de Internacional Comunista, conhecida também com Cominter, e seria o embrião dos partidos comunistas em todo o mundo.
Burguesia
Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção.
Burguesia é a qualidade do burguês. É o oposto do proletariado, a classe operária, cujo único bem é a força de trabalho.
Com o tempo a burguesia veio a diversificar-se em alta burguesia, detentora dos meios de produção, e média e pequena burguesia (no século XX designadas como classe média), que engloba aqueles que exercem profissões liberais e todos aqueles que estão ligados, de alguma forma, às altas esferas econômicas e às classes dirigentes.
Classe Média
Classe média é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo razoáveis, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, embora sem