Gest O Estrat Gica E Organizacional
Gestão Estratégica Organizacional
Este capítulo visa a ambientar o participante no universo da gestão estratégica relacionada com a logística, mobilização, transporte, produção, armazenagem, suprimento, manutenção, meio-ambiente e outras funções essenciais, utilizando-se de uma abordagem teórica e prática do Planejamento
Estratégico Organizacional e sua materialização em um Plano, utilizando ferramentas de diagnóstico estratégico com foco em resultados.
Gestão Administrativa, Logística, Transporte e Consultoria - Volume VIII
2.1 PLANEJAR É SEMEMAR E LIDERAR É INFLUENCIAR
“Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má e o seu fruto mau, pois pelo fruto se conhece a árvore” (Mateus 13-33)
Os fenícios tinham um modelo de política que visava à busca de novas fontes de riquezas. Adotaram uma estratégia: navegar pelo mar para encontrar novas riquezas. Há muitas provas de que isso foi verdade e que os fenícios cumpriram com sua política e estratégia durante muitos anos. Muitos pesquisadores afirmam que a origem do nome Brasil é advinda desses visitantes pré-colombianos às Américas. Em conseqüência disso, há indícios que o nome Brasil já fosse bem conhecido quando fomos descobertos por Pedro Álvares Cabral, em 1500. Brzl, acrescentando-se à palavra as vogais complementares, quer dizer “ferro” em fenício, hebraico e aramaico, e de acordos com os registros históricos significava, naquela época, uma terra rica em ferro em algum lugar do oceano.
Numerosas pedras com inscrições em fenício e cartaginês encontradas ao longo das margens do rio Amazonas e nas selvas brasileiras, descrevendo viagens de Tiro ou Cartago, ou mensagens de agradecimento aos deuses, têm sido classificadas como brincadeiras. Seguramente uma brincadeira cara e perigosa e feita por brincalhões capazes de escrever em fenício antigo.
A pedra da Paraíba, encontrada em 1872 naquele estado, descrevia em fenício uma expedição de 10 navios, que navegaram por cerca de dois anos e que