Ellen 90
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS
MODALIDADE A DISTÂNCIA
Professores: José Ernesto de Vargas e Thaís Fernandes
Semestre: 2013/2
Aluno (a): Ellen Tibes Alves.
Prova de Literatura Clássica Latina (LLV 9813)
Orientações:
A prova pode ser feita com consulta ao livro-texto da disciplina, aos textos disponibilizados na Webteca e às anotações do aluno. O aluno deverá responder obrigatoriamente a questão 1. Na questão 2, ele deverá escolher uma dentre cinco propostas. Nas respostas das duas questões, ao citar algum autor ou mesmo excertos de algum texto, o aluno deve seguir as normas da ABNT de citação e referência. Haverá desconto na nota da prova se o aluno não seguir essas normas.
Outros aspectos avaliados pelos tutores serão: domínio do conteúdo da resposta, número de linhas escritas (mínimo de 30 linhas para cada resposta) e aspectos gerais do texto (coesão, coerência, ortografia, concordância nominal e verbal, etc.).
1) Responda a questão abaixo. Sua resposta deverá ter, no mínimo, 30 linhas. Para Carpeaux (1960), a literatura latina, apesar de ter produzido grandes poetas e prosadores, parece de segunda mão: a comédia romana seria um reflexo da comédia nova grega, Virgílio seria um reflexo de Homero, etc. Em geral, a literatura latina é uma literatura de imitação. Nosso conhecimento da literatura grega veio, em grande parte, através das imitações latinas. “Não há, porém, uma equivalência perfeita entre as duas literaturas, porque os romanos – donos duma capacidade de assimilação comparável só à dos ingleses – modificaram o espírito dos modelos, produzindo sempre coisas um tanto diferentes. São justamente essas diferenças que nos aproximam da literatura romana.” (CARPEAUX, 1960, p. 76-77).
Pensando nas palavras de Carpeaux (1960), comente sobre aspectos gerais da literatura latina, destacando a influência que sofreu da