Gest O Estrat Gica E Organizacional
Estratégica e
Organizacional
Referências Bibliográficas
RAP – Revista da Administração Pública
ISSN 0034-7612
Leonardo Secchi
Rio de Janeiro 43(2):347-69, MAR./ABR. 2009
Gestão Estratégica de uma
Organização é a arte de alcançar resultados. Ao interpretar eventos que ocorrem no ambiente competitivo, o profissional exerce uma de suas principais funções: Gerar opções e recomendações para os tomadores de decisão.
A análise do ambiente concorrencial permite a empresa definir estratégias para se destacar da concorrência, enxergar alternativas além do óbvio e achar caminhos criativos e idéias inovadoras para gerar um diferencial competitivo.
O Plano Estratégico
A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização.
O plano estratégico será consubstanciado, então, num instrumento esclarecedor quanto:
- à missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser; - à visão - onde queremos chegar como instituição; - aos valores - quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
- à estratégia - como faremos para alcançar nossa visão e - aos desdobramentos da estratégia - as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos. A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa visão.
Planejamento Estratégico
A Gestão Estratégica na
Administração Pública
A área pública tem sido colocada em xeque pela sociedade com relação às respostas que lhes são exigidas. O