Germano Santo
1. Como é tratado na CF de 1988 o Direito à Saúde e Segurança no Trabalho? A Constituição Federal (1988), em seu artigo 7º, inciso XXII, assegura ao trabalhador urbano ou rural, o Direito a ter reduzido os riscos inerente ao trabalho por meio de normas de saúde e higiene e segurança.
2. Como é possível classificar os “Riscos”? Genericos e Profissionais
3. Como é possível classificar os “Riscos Profissionais”? Operacionais = Causa do acidente... Ato inseguro...Condição insegura...Lesão imediata. Ambientais = Agentes ambientais; Fisicos , químicos , antierbiologicos
4. O que diz o conceito legal de “Acidente de Trabalho”?
É aquele que ocorre a exercicio do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause morte ou a perda ou redução da capacidade para o trabalho.
5. Por quais motivos é possível evitar os acidentes de trabalho? Sim, Desde que seja observadas as normas de segurança do trabalho .
6. Quais são as diferenças entre SESMT e CIPA? SESMT Trata-se de uma intervenção utilizando conhecimentos científicos para a redução dos riscos ambientais.
A CIPA, por sua vez, se refere a equipe de funcionários da própria empresa escolhidos a partir de eleição, com o objetivo de apontar e indicar e consequentemente procurar reduzir os possíveis riscos ocupacionais, já que mais do que qualquer outro, estão cotidianamente lidando com eles.
a) 7. Quais são as competências dos profissionais especialistas do SESMT?