Gestão da Inovação
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
AYALA AZEVEDO BASTOS
GESTÃO DA INOVAÇÃO
Feira de Santana
2013
AYALA AZEVEDO BASTOS
GESTÃO DA INOVAÇÃO
Trabalho de Gestão da Inovação , apresentado para conclusão da atividade I do curso: Bacharelado em Administração pela Universidade Salvador, pólo, Feira de Santana, Bahia.
Professor: Viviane Andrade
Feira de Santana
2013
QUESTÕES
1) Essa questão é composta de duas partes e vale 3,0 pontos. 1,5 cada parte:
a) Diferencie criatividade de inovação (com suas palavras e depois utilize citação de 2 autores que não estejam no módulo para embasar sua resposta).
A diferença fundamental entre criatividade e inovação é que uma está pautada na geração das ideias, seu surgimento, enquanto a outra corresponde à parte material, colocar em prática as ideias, indo além da ideia de que inovação só deve se materializar em artefatos comercializáveis. Pereira Filho, Rocha Silveira (2005, p.38), destacam que, “criatividade e inovação se integram em processos organizacionais concomitantes”, mas se diferenciam na medida em que “ a geração de ideias novas é essencialmente uma questão individual ou de pequenos grupos, e pode ocorrer tanto fora das rotinas quanto da própria organização. No entanto a inovação é um processo coletivo : altera crenças, hábitos e interesses sedimentados de indivíduos e grupos”.
A valorização da criatividade humana que deve ser estimulada começou a ocorrer no começo da década de 1950, com a mudança de conceitos vigentes até então. A partir de 1980, dezenas de livros sobre o tema foram publicados , revelando que um ambiente livre e propício à inventividade ajuda desenvolver essa capacidade. Para Teixeira (2002 p.86), “pensar criativamente [...] é combinar informações de forma a obter conclusões originais”.
O ser criativo encontra-se em cada indivíduo