Gestão de inovação
RH/BM 15
São Paulo
2012
Ana Paula Santos de Oliveira
Ana Paula Souza de Oliveira
Claudio Aparecido de Jesus Vianna
Marcos Ribeiro Miguel
Maria Aparecida da Silva Ribeiro Miguel
Gestão de Inovação
Trabalho de aproveitamento apresentado no segundo semestre de Recursos Humanos Centro Universitário Sant’Anna, como um dos pré - requisitos para avaliação do 2° Semestre na disciplina de Gestão de Conhecimento, sob orientação da Prof ª Vivian.
SÃO PAULO
2012
Introdução
Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.
Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, sejam produtivos ou administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento económico de uma sociedade.
Tipos de Inovação
Inovação pode ser diferenciada em tipos de inovações, entre outros: * Inovação do produto (mais amplo: inovação tecnológica): introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados, produtos ou serviços. Inclui alterações significativas nas suas especificações técnicas, componentes, materiais, software incorporado, interface com o utilizador ou outras características funcionais; * Inovação do processo: implementação de novos ou significativamente melhorados, processos de produção ou logística de bens ou serviços. Inclui alterações significativas de técnicas, equipamentos ou software; * Inovação organizacional: implementação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas; * Inovação de marketing: implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias