fichamento do livro intelctuais da idade media

780 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTORIA

DISCIPLINA DE HISTORIA MEDIEVAL I
Professora Rejane Jardim
ANALISE DESCRITIVA DO DOCUMENTARIO “ OS ALEMÃES -Uma viagem aos lugares históricos de seu passado”

lUCIANO DOS SANTOS

2013
Resumo do documentário

Cerca de 300 anos a.c., alguns navios mercantis saídos de Marselha aportaram na ilha de Helgoland, ilha essa com uma população barbara que crescera precariamente sem perceber que em suas terras havia pedras muito preciosas, âmbar em grandes quantidades, esse viajantes que se encantaram com a riqueza a pegaram em grandes quantidades sem qualquer tipo de resistência pois os nativos não sabiam de valor que tinham aquelas pedras.
Nas grandes capitais, principalmente em Roma, o âmbar era promessa de lucro pois com esse material faziam-se diversificados utensílios que atraiam demais a atenção dos romanos e eram vendidos nas mais valorizadas lojas romanas, em especial as que ficavam ao redor da Curia romana aonde eram decididas as medidas mais importantes em relação à Roma e seu povo.
60 anos a.c. Roma já era uma potencia que dominava todos os países mediterrâneos e suas tropas estavam em constante marcha e conquista para o norte europeu. Em um espação de tempo de 8 anos Cesar consegui dominar todas as tribos Celtas, estendendo sua campanha até as margens do rio Reno. Cesar também era conhecido por derrotar Germanos, pais os romanos temiam de certa forma seu visual barbudo, por isso e outras coisas considerados selvagens. Manter o território conquistado era o que mais preocupava a César, por isso pediu para voltar e cuidar das fronteiras.
A Magna Germânia foi fundada pelo imperador Augusto que resolveu fazer o que Cesar não quis, continuar o trabalho de conquistas e expansão estendendo os domínios romanos até o rio Elba. Mesmo sendo vencidos os Germanos que permaneceram nos locais agora de domínio Romano, não

Relacionados