projeto higiene das mãos
UNOCHAPECÓ
A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PESSOAL E DAS MÃOS PARA A SAÚDE
Acadêmica: Juliane Paul
Disciplina: Estágio de Coletiva
Professora: Marta Nichelly do Amaral
Chapecó, 2015
1. INTRODUÇÃO
Os microrganismos estão em todos os lugares e chegam aos alimentos, geralmente pela falta de higiene pessoal, das mãos, do ambiente e utensílios e também por falta de cuidados na preparação e na distribuição dos alimentos. Hábitos de higiene são bem vindos em qualquer espaço. A UPR sendo um espaço coletivo necessita que estes hábitos sejam colocados em prática diariamente, a fim de propiciar uma vida mais saudável e a convivência mais prazeirosa (SANTOS, 1999).
A lavagem das mãos é a medida individual mais simples e mais prática para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. As mãos são consideradas as principais ferramentas dos profissionais que atuam nos serviços de alimentação, pois é através delas que as tarefas são executadas. Assim, a segurança das pessoas nesses serviços, depende da higienização cuidadosa e freqüente das mãos desses profissionais (ANVISA, 2009).
Microrganismos presentes em alimentos crus podem disseminar-se para outros produtos durante a fase de preparação. A contaminação ocorre, sobretudo pelas mãos dos manipuladores e dos utensílios de cozinha (GERMANO, 2011).
Segundo Germano (2011), a contaminação dos alimentos cozidos pode ocorrer, portanto, pela manipulação, bem como a partir de alimentos crus e utensílios contaminados processados simultaneamente no mesmo ambiente de trabalho.
Os funcionários de estabelecimento que trabalham com alimentação coletiva precisam ser preparados para o trabalho que desempenham. A manipulação é uma importante forma de contaminação ou de transferência de microrganismos de um alimento a outro. O manipulador com sinais de diarréia, febre, icterícia, faringite, resfriado ou sinusite deve ser