Geoprocessamento
Sibele dos Santos
Centro Universitário UNA
1.0 INTRODUÇÃO
Os dutos possuem grandes extensões territoriais e atravessa regiões distintas quanto aos aspectos físicos, sociais e econômicos, tendo dessa maneira, a necessidade do monitoramento das atividades que possam causar riscos a integridade dos mesmos, pois transportam substancias que podem trazer impactos a sociedade e ao meio ambiente. Uma vez que há ocorrência de acidentes, alguns programas estratégicos foram criados a fim de estabelecer procedimentos de controle, intervenção e demais ações de monitoramento que possam mitigar ou prevenir esses riscos.
Esses programas estratégicos englobam aspectos técnicos relacionados aos dutos, tais como corrosão interna e externa, controle de vazão, entre outros. Além disso, destacam-se também os aspectos relativos ao meio ambiente, permeando a geologia, a geomorfologia, o clima e o uso e ocupação do solo. A análise de risco relacionada ao meio ambiente é complexa e multidisciplinar, por agregar informações referentes aos aspectos físicos e antrópicos.
A mineração é um empreendimento muito dinâmico, em constantes mudanças para se adequar as necessidades da empresa. Vias de acesso são suprimidas para o beneficiamento do material, para isso postes são relocados, tubulações remanejadas, canaletas reconstruídas, outro acesso sendo feito para suprir o acesso eliminado. Sedimentos sendo despejados constantemente nas barragens de rejeitos, estes rejeitos sendo beneficiado novamente em instalações de tratamento de minério mais modernas.
Taludes sendo cortado diariamente para obter matéria prima para beneficiamento de minério, o material improdutivo sendo aterrados em pilhas de estéril, entre vários outros processos para realizar as transformações do espaço indispensáveis para um empreendimento deste porte.
Como as