Gerente
Todos os profissionais da área de enfermagem podem ser filiados ao sindicato, tendo uma porcentagem do seu salário descontado em benefício desse sindicato, resultando em um montante que é investido na manutenção da entidade e na melhoria de instalações recreativas destinadas aos seus filiados.
Muitos profissionais acreditam que os Sindicatos dos Enfermeiros não lutam pela categoria e apenas querem arrecadar dinheiro. Mas não é isso que acontece. Todas as reivindicações de melhorias salariais, melhorias do ambiente de trabalho são analisadas pelo sindicato, que trabalha a favor de toda a enfermagem.
As rescisões trabalhistas devem passar pelo Sindicato dos Enfermeiros, onde é conferido se o montante pago pela empresa ao profissional de enfermagem está correto. Caso não esteja, o sindicato auxilia o profissional a recuperar o real valor da indenização ou rescisão.
O sindicato é uma entidade que possui finalidade econômica, de assistência e de defesa dos interesses profissionais, além de atuar como órgão de representação de classe em negociações salariais, a associação profissional depende de um grupo de pessoas com interesses comuns, que elabore um estatuto, preencha determinados requisitos e registre a associação na delegacia regional do trabalho.
Antes da efetiva criação do sindicato deve se existir um pré-sindicalismo, que é legalmente chamado de associação profissional. Essa entidade possui finalidades econômicas, de assistência e de defesa dos interesses profissionais, além de atuar como órgão de representação da classe em negociações salarial.
A organização sindical apresenta três níveis, o sindicato de forma geral em âmbito municipal, a federação de amplitude estadual e a confederação