gerente
O Papel dos Gerentes:
As mudanças ocorridas nas organizações ao longo dos anos levaram a uma mudança nas atividades desenvolvidas pelos gestores. Dentre a suas atuais competências cabe dizer: apresentar estratégias para responder e coordenar o trabalho nas organizações,direcionar trabalhos criativos, criar novos produtos e serviços, estabelecer direção, alinhar diretrizes, inspirar colaboradores,entre outros.
Em termos de metas o gerente deve avaliar a equipe e fornecer a ela metas possíveis de serem alcançadas, e após o resultado traçar outras estratégias para as novas metas. Gerentes não devem estipular metas onde apenas alguns da equipe possam atingir, pois, toda equipe tem de chegar junta ao objetivo final, motivo pelo qual é chamada de equipe.
Em termos de conduta dos colaboradores, o gerente avaliá-las e motivar novas idéias e comportamentos. Nesse sentido, é importante ter amplo conhecimento de sua equipe. Ele pode fazer isto aplicando em seus colaboradores um teste de aptidão. Todo gerente deve conhecer perfeitamente as competências e aptidões dos membros da equipe, assim poderá melhor distribuir as atividades e colocar os desafios certos nas mãos de pessoas certas.
Características Importantes de um Gerente:
· Errar por ação e não por omissão; incentivar os subordinados a fazerem o mesmo.
· Correr riscos, sempre prevendo planas contingências para lidar com os resultados dessas ações.
· Difundir o conhecimento sobre qualquer tema em discussão, partindo do princípio que uma oportunidade aparece mais rapidamente com o fluir desse conhecimento, através de um processo sinérgico.
· Programar-se para pensar antes de fazer, partindo do princípio que o planejamento alonga os horizontes e economiza tempo de execução.
· Ser um questionador permanente do status quo, da situação atual; inquietar-se com situações de conforto pessoal e profissional. A frase "em time que está mudando não se mexe" está