Gerente
LM555
Projeto 2: Circuito temporizador
Data do Experimento: 02/10/2014
Aluno:
Lucas Ramos (135040-4)
Professor Vitor
Objetivo:
Familiarizar o aluno com o circuito integrado 555, montar um temporizador simples usando este componente, familiarizando o aluno também com o processo de montagem da placa desde fazer o circuito no programa ate a parte de soldagem dos componentes.
Introdução Teórica:
O temporizador é muito utilizado e apesar do circuito que fizemos ser simples pode ser usado muito bem. O circuito se divide em dois circuitos o circuito da fonte e o circuito do temporizador, o circuito da fonte ele serve para retificar transformando a corrente de AC para DC(Isso ocorre na ponte de diodo), e também serve para diminuir a tensão onde através de um divisor de tensão entra 220v, porem 208v aproximadamente ficam em um capacitor de 400V assim alimentando o circuito do temporizador com 12V DC.
O circuito do temporizador ele funciona com circuito integrado 555 que é muito utilizado e tem varias aplicações. O circuito integrado 555 é composto internamente por vários componentes como comparadores, transistores e etc. Ele possui 8 pernas cada uma com sua função:
PINO 1: TERRA.
Pino terra ou comum é o ponto negativo da alimentação do dispositivo.
PINO 2: DISPARO OU TRIGGER.
Este pino é a entrada do comparador inferior e é usado para levar a saída para nível lógico alto. O disparo deste comparador ocorre quando a tensão neste pino se torna inferior a 1/3 de Vcc ou inferior a metade da tensão aplicada ao pino 5. A faixa de tensão que pode ser aplicada à entrada de disparo está entre Vcc e terra. Uma corrente da ordem de 500nA flui deste terminal para o circuito externo.
PINO 3 : SAÍDA
A saída do CI 555 é capaz de fornecer ou absorver até 200mA.
PINO 4: RESET
É uma entrada baixa ativa (atua com nível baixo) utilizada para levar a saída para nível baixo ,independente das informações vindas dos comparadores. Este pino tem prioridade em