gerente
O consumo de álcool ou de drogas pode constituir um grave problema no local de trabalho. Os trabalhadores que bebem em excesso ou que consumem drogas têm maior probabilidade de efectuar as suas tarefas de modo pouco eficiente, de faltar mais vezes, de ter mais acidentes de trabalho e, ainda, de pôr em perigo a segurança dos seus colegas. Esta empresa tem o dever de proteger a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os seus trabalhadores. Contudo, esta empresa reconhece que, devido a várias razões, alguns trabalhadores poderão vir a sofrer de problemas relacionados com o consumo de álcool ou de drogas. Relativamente às drogas, este regulamento aplica-se a todas as drogas que são consideradas ilegais e, consequentemente, utilizadas sem receita médica. Este regulamento visa promover uma atitude responsável, relativamente ao consumo de álcool e de drogas e oferecer assistência aos trabalhadores que dela possam vir a necessitar.
Aconselhamento
A intenção desta empresa é tratar de um modo construtivo e não repressivo os problemas relacionados com o excesso de consumo de álcool ou a dependência de drogas. Se se verificar que um trabalhador possui um problema ligado ao consumo de álcool ou de drogas, o Sr Luis Almeida (Departamento Recursos Humanos) poderá aconselhá-lo acerca do modo como obter tratamento adequado. O principal objectivo deste aconselhamento será ajudar o trabalhador de uma maneira construtiva. Todas as discussões relativas ao problema do consumo de álcool ou de drogas de qualquer trabalhador e o registo de eventuais tratamentos serão estritamente confidenciais.
Se possuir um problema relacionado com o consumo de álcool ou de drogas deverá procurar ajuda. Se possuir um problema relacionado com consumo de álcool ou de drogas que afecte a conduta ou o desempenho no local de trabalho e recusar a oportunidade de tratamento poderá sofrer um processo disciplinar. Do mesmo modo, se, após aceitar