Gerenciamento Informação
Para Laudon e Laudon (2004), “Informação é um conjunto de dados apresentados de forma significativa e útil para os seres humanos.”
Porém, para a informação ser utilizada, ela precisa ser valiosa, e para ser valiosa ela deve ser útil, precisa e confiável. Informações uteis se entende aquelas que são capazes de auxiliar na tomada de decisões, a precisão se diz respeito de conseguir a informação no momento certo, e a confiança está relacionada a não existência de erros.
A informação tem orientado na definição de estratégias, nos processos de tomada de decisão, bem como no controle das atividades operacionais que são cada vez mais dinâmicas, a informação também pode caracterizar-se como “agente” de mudança, criando ou adaptando o comportamento organizacional as contingências do ambiente interno e externo a organização.
Dessa forma, a informação é fundamental no apoio às estratégias e processos de tomada de decisão, bem como no controle das operações empresariais.
2 – O gerenciamento da informação como ferramenta para melhorar a eficiência e a eficácia dos processos organizacionais importantes.
A tecnologia de informação surgiu junto com as necessidades crescentes de distribuição e gerenciamento, para facilitar a gestão de um número cada vez maior de informações em uma economia altamente competitiva e instável.
Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a eficiência e eficácia nos processos organizacionais.
Exemplos:
- Os Sistemas de gestão ERP’s são cada vez mais utilizados por administradores que concordam que soluções integradas são a melhor saída, e dessa forma os ERP’s tem sua aplicabilidade bastante difundida dentro dos mais diversos tipos de empresas, independente de seu porte.
- A TI como ferramenta para tomada de decisões, a qualidade das informações, assim como a velocidade com que se tem acesso as mesmas, é essencial para a sobrevivência das empresas em uma