Fichamento gerenciamento da informação
A autora mostra a necessidade de adaptar as informações às mudanças que vêm impactando o ambiente organizacional, tanto no que diz respeito às ameaças quanto às oportunidades. Ela analisa o papel da informação no processo de gestão empresarial, explorando a interface da informação com a estratégia empresarial em três perspectivas: elaboração, execução e avaliação de desempenho. Mostra alguns conceitos básicos para o gerenciamento do fluxo de informações que deve permear as atividades empresariais.
É preciso que os gestores conheçam muito bem a organização que está sobre sua responsabilidade, e é por meio da informação que os gestores conseguem identificar as oportunidades e ameaças que o ambiente oferece. “Ainda que a maioria das decisões tenha alguns aspectos em comum, é preciso atentar para o fato de que as decisões podem materializar-se em diferentes níveis de gestão, ambientes, momentos, pessoas etc.” (p.14).
Todas as pessoas que compõem uma organização necessitam de informações, dados e conhecimento para desenvolver suas tarefas cotidianas, bem como para traçarem estratégias de atuação. Portanto, dados, informação e conhecimento são insumos básicos para que essas atividades obtenham resultados satisfatórios ou excelentes, porém a autora diz ainda que “A viabilidade de utilização da informação para a elaboração da estratégia empresarial é amplamente discutida na literatura. A mesma ênfase não é atribuída ao uso da informação no momento em que as estratégias definidas passam para o plano operacional. Identifica-se, apenas nos últimos anos, pesquisas que focalizam, com bastante timidez, questões primordiais relacionadas ao gerenciamento da informação, no momento de traduzir as estratégias definidas em execução” (p. 59).
Hoje em dia, a informação assume uma importância crescente dentro das organizações, não só na