Logística
Fichamento 1:
Referência:
NOVAES, A.G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2004.
Citação:
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (p. 35).
Resumo:
O QUE É LOGÍSTICA?
Uma indústria precisa transportar seus produtos da fábrica para os depósitos ou para as lojas de seus clientes; Precisa também providenciar e armazenar matéria-prima em quantidades suficientes para garantir os níveis de fabricação planejados. Dentro da organização empresarial esse setor era encarado como um mero centro de custo, sem maiores implicações estratégicas e de geração de negócios.
Um elemento básico no processo produtivo é o deslocamento espacial entre a indústria e os mercados consumidores, de um lado, e as distâncias entre a fábrica e os pontos de origem das matérias-primas e dos componentes necessários à fabricação dos produtos, de outro.O sistema logístico, mesmo o mais primitivo, agrega então um valor de lugar ao produto.
O valor de lugar depende, obviamente, do transporte do produto, da fábrica ao depósito, desde a loja, e desta ao consumidor final. Por essa razão, as atividades logísticas nas empresas foram por muito tempo confundidas com transporte e armazenagem. No entanto, o conceito básico de transporte é simplesmente deslocar matérias-primas e produtos acabados entre pontos geográficos distintos.
Agrega valor de lugar, de tempo, de qualidade e de informação à cadeia produtiva. Além de agregar os quatro tipos de valores positivos para o consumidor final, a logística moderna procura também eliminar do processo tudo que não tenha valor para o cliente, ou seja, tudo que acarrete somente custos e perda de tempo. A logística envolve também elementos humanos, materiais (prédios,