Sistema de Gerenciamento de Informação
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
NOVA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: RFiD (Radio Frequency Identification)
GOIÂNIA
2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DÉBORA ARAUJO MORAIS RAFAELA BARBOSA DE ANDRADE
NOVA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: RFiD (Radio Frequency Identification)
Trabalho apresentado ao professor da Disciplina de Sistema de Informação Gerencial e Apoio à Decisão Gestão, do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, como requisito para composição de nota N2.
Orientadora: Prof. Santiago Meireles Rocha
GOIÂNIA
2012
1.1 Conceito ..........4
1.2 Utilização ..4
1.3 Exemplos de Aplicação ..4
1.4 Tendências Futuras ..5
1.5 Conclusão ..........12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................13
1.1 Conceito
RFID é um acrônimo do nome (Radio-Frequency IDentification) em inglês que, em português, significa Identificação por Rádio Frequência. Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos chamados de tags RFID. Uma tag RFID é um pequeno objeto, que pode ser colocado em uma pessoa, animal ou produto. Ele contém chips de silício e antenas que lhe permitem responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora.
Trata-se de uma tecnologia em ascensão que foi desenvolvida pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, e que utiliza ondas eletromagnéticas para acessar dados armazenados em um microchip.
A solução é descendente da tecnologia dos transponders que foram utilizados pelos