Gerenciamento de tempo
O que ocorre é que as pessoas quando aprendem em um curso acadêmico, ou mesmo ingressam de alguma forma em uma função, profissão, são sempre instruídas aos detalhes que fazem o diferencial para se obter uma maior eficiência e eficácia. Não basta ser especialista no que se faz, é preciso ter noções da melhor maneira de realizar o trabalho.
Tempo é uma das coisas indefiníveis e paradoxais. A análise revela que, com alguns ajustes, o indivíduo poderá produzir muito mais, com menos esforços, isso se chama “trabalho inteligente”.
O principio básico para utilizar bem o tempo é priorizar as tarefas realmente importantes e que nos trazem maiores resultados, aquelas que sempre deixamos para executar depois das mais fáceis.
Devíamos questionar: Os resultados seriam melhores se eu passasse o meu tempo trabalhando em outra atividade? Como eu poderia executar as tarefas mais importantes com mais freqüência e eficiência?
Outro aviso importante: Material que é nos dado e que não é importante ao nosso foco, deve imediatamente ser devolvido à pessoa, cujo material, é de extrema importância.
A primeira medida para melhorar a utilização do tempo é verificar como ele vem sendo empregado.
Algumas situações comuns observadas numa tabela de tempo?
- Decisões sobre assuntos importantes; - Conversas telefônicas que se entendem demasiadamente; - Períodos de interrupções constantes; - Concentração de assuntos poucos importantes;