gerenciamento de tempo
O plano de gerenciamento do tempo define como ocorrerá o planejamento de execução cronológico das atividades tendo como base os pacotes de trabalho apresentados na EAP. Serão apresentados nesse item o cronograma, o processo de controle do cronograma, atividades, recursos, alocação de recursos e o Gráfico de Gantt.
DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE TEMPO
O gerenciamento de tempo será realizado através da ferramenta Microsoft Office Project® 2007.
A atualização dos prazos do projeto será realizada no Microsoft Office Project® através da publicação na pasta de Gerenciamento de Tempo definido para o projeto dos seguintes relatórios:
Gráfico de Gantt;
Gráfico de rede;
Diagrama de marcos;
Percentual completado de cada pacote de trabalho; A avaliação do desempenho do projeto será realizada através da analise de valor agregado (Earned Value). Todas as mudanças no prazo inicialmente previsto para o projeto devem ser avaliadas e classificadas dentro do sistema de controle de mudanças de tempo. A atualização da linha de base do projeto somente será permitida com autorização expressa do gerente de projetos e do patrocinador, sendo a linha de base anterior arquivada, documentada e publicada para fins de lições aprendidas. Todas as solicitações de mudança nos prazos previamente definidos deverão ser feitas por escrito ou através de e-mail.
PRIORIZAÇÃO DAS MUDANÇAS NOS PRAZOS
As mudanças nos prazos serão classificadas em quatro níveis de prioridade:
Nível Alto: Atrasos deste tipo requerem uma ação imediata por parte do gerente de projetos, que deve acionar imediatamente o gerente do projeto para discussões e análise, uma vez que é um problema urgente, de alto impacto e com soluções inicialmente ainda não identificadas.
Nível Elevado: Atrasos desta prioridade requerem uma ação imediata por parte do gerente de projetos, este deve acionar as medidas de recuperação de prazos disponíveis, tais como o