Marie Curie
Introdução
Vida pessoal
Experimentos
Primeira guerra mundial
Conclusão
Referências
Introdução
Maria Skodowski, mais conhecida por Marie Curie, foi uma das mais brilhantes cientistas do século 20. Nascida na Polônia , quando essa ainda fazia parte do império Russo, teve de enfrentar inúmeros obstáculos e preconceitos para prosseguir sua carreira.
Ganhadora de dois prêmios Nobel e pioneira nas pesquisas sobre elementos radioativos, foi a primeira mulher a conseguir prestigio no meio cientifico em uma época que as universidades eram um domínio restritamente masculino.
Ao lado de seu marido, Pierre Curie, dedicou sua vida a uma descoberta que acabaria com a sua e que alterou profundamente o rumo de todas as ciências conhecidas por nós.
Vida pessoal
Marie Curie nasceu no dia 07 de novembro de 1867 na capital da Polônia, Varsóvia. Quinta filha de uma família extremamente patriota (contra o governo russo), Marie cresceu em um ambiente de constante preocupação com o governo. Seu pai, Wladyslaw Sklodowsi, era professor de física e matemática do secundário enquanto sua mãe, Bronsilawa Sklodowsi, era cantora, pianista e também professora.
Eventualmente, devido à repressão Czarina, seu pai perdeu o emprego de professor o que levou a família Curie a uma grave crise financeira. Para amenizar a situação a família Curie se viu obrigada a alugar quartos para estrangeiros em sua casa. Marie tinha apenas 8 anos quando sua irmã mais velha morreu de tifo que adquiriu de um estrangeiro. Para piorar a situação, em menos de dois anos sua mãe morreu de tuberculose.
Suas perdas pessoais não a impediram de ser bem sucedida em seus estudos. Em 1883, Marie graduou-se com medalha de ouro em sua escola. Depois de sua formatura, ela foi diagnostica com uma profunda depressão e passou um ano morando com familiares no interior do país.
De volta a Varsóvia, Marie fez um pacto com sua irmã mais velha Bronya: Marie trabalharia para ajudar a pagar a faculdade de