Marie Curie
Marie Skodowska Curie (1867-1934),nasceu na Polônia, Varsóvia, em 7 de novembro de 1867,filha de professores tinha 5 irmãos e era a mais nova,teve uma vida díficil pois havia perdido propriedadese e fortunas devido ao envolvimento em levantes patrióticos poloneses que visavam a restauração da independência da Polônia,o que condenou Marie e seus irmãos a uma vida difícil.obteve um nível básico de conhecimentos ciêntificos graças a seu pai.
Sua mãe, que era católica , faleceu quando ela tinha doze anos e a irmã mais velha dois anos depois, o que a influenciou a abandonar o catolicismo e se tornar agnóstica.Após combinar com sua irmã apoiá-la financeiramente nos estudos de medicina em Paris, e posteriormente receber o mesmo favor em troca.
Marie Curie conseguiu se destacar como pesquisadora numa época em que as universidades eram de domínio masculino, foi a partir do seu trabalho que surgiu um enorme interesse pelos fenômenos radioativos e foi nessa época também que começaram a se desenvolver de fato.
O trabalho não foi fácil: o local de trabalho de Marie Curie era um laboratório improvisado em um galpão, cujo telhado tinha goteiras e o chão era terra pura, com instrumentos antigos, sem nenhuma sofisticação. Mas nem por isso as pesquisas desta cientista fracassaram, pelo contrário, levaram a identificação de três diferentes tipos de emissão radioativa - mais tarde chamados de alfa, beta e gama. Foi ela também que criou o termo radioatividade.
No início da década de 1890, Bronisława convidou Marie a morar com ela em Paris, mas ela recusou porque não tinha permissão para prosseguir com seus estudos de nível superior. Levaria ainda um ano