Marie curie
PIERRE
E
MARIE CURIE
ALUNO: André Aurélio da Silva
PROFESSORA: Elisabeth do Carmo Mendes Casagrande
Marya Salomea Sklodowska: (1897-1934)
Nasceu na atual capital da Polônia, em Varsóvia , a 7 de Novembro de 1867, altura em que a mesma fazia parte do império Russo, foi a quinta filha e mais nova de Bronislawa Boguska com Wladyslaw Sklodowski, seu apelido era Manya, tinha três irmãs: Hela, bronya e Sofia e um irmão Joseph. Em sua infância ela se destacava por sua prodigiosa memória.
Seu pai era professor de Física e Matemática, falava muitos idiomas (russo, francês, alemão, grego e latim) e lia regularmente para seus filhos, sua Mãe excelente musicista e diretora de uma escola particular em Varsóvia.
Em 1876, morre Sofia sua irmã mais velha de Tifo e dois anos depois também sua mãe de tuberculose.
A Polônia daquela época não era um lugar feliz, pois os poloneses não tinham o direito de governar seu próprio país.
Em 1883, quando tinha 15 anos, ao terminar o curso secundário, Marie ganhou uma medalha de ouro que atestava seu sucesso. Mas sua perspectivas pareciam negras. As mulheres polonesas ao terminarem o curso secundário, não tinham acesso aos cursos superiores, não lhes ensinavam matérias necessárias para ingressar em uma faculdade ou escola técnica. foi nessa época que Marie passou a participar da “Universidade Itinerante”, nome pomposo dado a um corajoso grupo de jovens poloneses que estavam dispostos a aprender tudo que lhes eram proibido, eles tinham vontade de mudar o futuro de seu país e tomá-lo de seu conquistador.
Foi quando Marie e Bronya decidiram que a única alternativa era sair de sua terra natal para adquirir mais conhecimento, trabalharam duro durante algum tempo e finalmente em 1885 alcançaram seu primeiro objetivo. Entre as duas, conseguiram juntar dinheiro suficiente para mandar Bronya a Paris para estudar medicina.
Na