Marie Curie
CAMPUS DE SOROCABA
Curso de Licenciatura em Física
QUÍMICA GERAL
Professora Doutora Corinne Arrouvel.
Discente:
Mariane Limoli Almeida
R.A: 600288
Sorocaba – Maio de 2014
INTRODUÇÃO:
Não há como falar em mulher na ciência sem citar Marie Curie. Uma mulher inteligente e destemida contrariou o que muitos pensavam sobre o papel da mulher em sua época. Ela ganhadora de dois prêmios Nobel, dedicou sua vida a uma descoberta que, por fim, levou-a a morte. Dentre suas descobertas, a radioatividade foi a primeira e em seguida dois novos elementos. Nas páginas a seguir consta um pouco de sua vida, carreira, e também uma breve introdução ao que é a radioatividade.
VIDA DE MARIE CURIE:
Maria Skłodowska, mais conhecida por Marie Curie, nasceu na atual capital da
Polônia, em Varsóvia, em 7 de Novembro de 1867. Vinda de uma família humilde, sempre recebeu uma boa educação de seus pais, Bronsilawa Boguska (pianista, cantora, e professora) e Wladyslaw Sklodowski, (professor de matemática e física). Desde a infância era notável por sua memória e na escola ela se destacava pelas suas notas exemplares, se formando com apenas 15 anos.
Nessa época, a Polônia era um país oprimido, dividido entre a Rússia e a Alemanha. O governo russo proibia que mulheres frequentassem universidades dentro de seu império, então, Marie tinha que sair de seu país se quisesse continuar seus estudos, e assim foi.
Mas, somente em 1891, aos 24 anos, ela teve condições de partir para Paris e matricular-se na universidade de Sorbonne, para estudar física e matemática. Mesmo passando por demasiadas dificuldades, nunca perdeu seu foco nos estudos.
Primeiramente licenciou-se em Ciências Físicas (1893), começou a trabalhar no laboratório de pesquisa de Lippmann. Em 1894 licenciou-se em Ciências Matemáticas, foi na primavera do mesmo ano que conheceu Pierre Curie, um pesquisador oito anos mais velho do que Marie, e casou-se com ele
em