Gerenciamento do Tempo
o plano de gerenciamento de tempo é o planejamento feito para que as etapas do projeto possam ser finalizadas sem acúmulo de custos no menor prazo possível em que possa ser mantida a qualidade dos produtos e serviços. Todas as fases e áreas diferentes do projeto devem ser planejadas de forma que interajam entre si e possam acontecer simultaneamente. Deve se planejar os trabalhos que são pre requisitos para a continuidade dos processos.
Como forma de apoio para o planejamento e gerenciamento do tempo utilizamos o software Open Proj.
Processos de Gerenciamento de Tempo
Para fazer o gerenciamento do tempo é necessário dividir as atividades principais necessárias para os projetos e depois dividir essas em outras atividades que compõem cada atividade principal. O planejamento identificará atividades a serem executadas através de uma estrutura hierárquica através da estrutura analítica de projetos (EAP), ou pacote de trabalho.
Todas as atividades a serem executadas para que o serviço e/ou produto seja entregue devem ser listadas. São identificados processos principais e sub categorias de cada atividade, onde é determinado cada passo do cronograma. As atividades destacadas em negrito são atividades as quais englobam as outras atividades que não estão em negrito no mesmo quadro de referência.
1.1.1.1 – Escopo
1.1.1.1.1 – Declaração do Escopo
1.1.1.1.2 – EAP
A declaração do Escopo e a EAP compõem o Escopo
Processos de Sequenciamento de Atividades
É necessário definir uma ordem para que as atividades possam ser realizadas em uma sequencia que permita com que o processo flua de maneira a facilitar cada passo até o prazo final de entrega do produto ou serviço.
Para definir a ordem em que as atividades seriam executadas foi utilizado a EAP para fazer a listagem de atividades e foi representado graficamente o sequenciamento através do gráfico de gantt.
Para definir a sequência, utilizamos os seguintes