Gerenciamento de Tempo
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS – VISÃO PMI
ESTUDO DIRIGIDO
CAROLINA CORRÊA DA SILVA SINNO
MAT:201109006306
GERENCIAMENTO DE TEMPO
RIO DE JANEIRO
2012
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS – VISÃO PMI
ESTUDO DIRIGIDO
A importância das estimativas de tempo em projetos focando nas práticas recomendadas para tentar evitar ou, pelo menos, minimizar os atrasos nas entregas dos projetos, bem como as consequências das más estimativas.
RIO DE JANEIRO
2012
O Gerenciamento de Tempo é definido no PMBOK como: “os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo estimado”. O sucesso de um projeto é influenciado por essa gestão, que requer cuidados desde a fase de planejamento até a fase final. É preciso disciplina e controle eficiente para que possíveis problemas sejam corrigidos á tempo de impedir que se tornem irreversíveis o decorrer das atividades de projetos. O atraso no entrega dos projetos na maioria das vezes compromete o custo e o prazo das entregas dos produtos.
Tendo em vista essas considerações, surge uma pergunta em tono do tempo de execução dos projeto: "Por que nenhum projeto consegue terminar no prazo previsto?". Essa questão é apenas um paradigma, entretanto o que se observa no ambiente de Projeto é que na pratica não deixa de ser um verdade, pois um um numero considerado de projetos termina fora do prazo.
O tempo de execução do projeto é previsto ainda na fase de planejamento do projeto, que ocorre antes da execução efetiva do projeto. Por ser uma “previsão” ela pode não ter 100% de acerto, mesmo que o projeto tenha um Gerente e um time de projeto experiente. Por isso ao elaborar a o prazo das atividades, é sempre imprescindível que os esses sejam estimados mais perto da real probabilidade de ocorrer. Se uma atividade é prevista para ser realizada em 10 dias e vier a ser realizada em 9 ou 8 causa