Gerenciamento de serviços baseado em uma empresa
SEGMENTO: Hospitalidade - Hotelaria - Serviço de hospedagem
Características do serviço de hospedagem da rede Comfort Hotel no Brasil 1. Clientes não obtêm propriedade de serviços
O cliente deriva valor do serviço sem obter a propriedade do elemento tangível. O tarifário é determinado de acordo com o tipo de acomodação, época, sazonalidade e região.
2. Produtos que são serviços têm curta duração e não podem ser estocados
Não se aplica estocagem do serviço em si, existe, porém, em algumas opções de acomodações, a disponibilidade de um frigobar com a existência de produtos perecíveis, sendo também uma forma de serviço.
3. Contínuo de “validades”
Apenas para alimentos e bebidas disponíveis em forma de um serviço extra nas acomodações que disponibilizam frigobar, com prazo médio de vencimento entre 30 a 120 dias.
4. Elementos intangíveis dominam a criação de valor
O cliente deriva valor do serviço sem obter a propriedade do elemento tangível, como por exemplo, cama do hotel.
5. Clientes podem ser envolvidos no processo de produção
No serviço principal não se aplica, entretanto, o cliente pode efetuar reserva pela internet sem depender do suporte direto do Hotel, fazendo-o por conta própria.
6. Presença do cliente: graus de contato
O grau de contato durante o período de disponibilizado é intenso, pois permanece a disposição integral para uso do serviço, há percepção direta para avaliação e resultado, especialmente pelo fato de ser uma segmentação de serviço de uso de espaço físico durante sua disponibilidade.
7. Outras pessoas podem fazer parte do produto
O serviço de hospedagem, após reserva, se inicia pelo procedimento de recepção por meio de um atendente e de funcionários que operam nos bastidores para a garantia de uma boa estadia, como por exemplo, a equipe que será responsável para controlar os estoques de frigobar, serviço de atendimento ao quarto, limpeza, em alguns casos