Gerenciamento de conflitos
O QUE É NEGOCIAR?
Negociar implica num esforço das partes envolvidas, a fim de solucionar algum problema, exigindo bastante capacidade de relacionamento. Acontece que o relacionamento humano nem sempre é feito harmonicamente. Pontos de vistas diferentes podem ocasionar animosidades e discussão e, não raro, acabam no terreno puramente pessoal. Nesses casos, a negociação acaba se tornando um bate boca, não produzindo nada de prático. * Negociar exclusivamente idéias é fundamental = um bom profissional consciente busca idéias e debate propostas concretas, não se preocupando em debater pessoas. Evitar questões pessoais é importante para o bom êxito no processo. * Buscar um diálogo competente é imprescindível = idéias devem ter argumentos, apresentados sempre de forma bem clara, para que todos entendam a proposta e se posicionem contra ou a favor.
É através do diálogo que chegamos juntos a conclusões que satisfazem as partes envolvidas na negociação.
CONFLITOS OU IDÉIAS CONFLITANTES NÃO SIGNIFICAM DESAVENÇAS! SIGNIFICAM APENAS, QUE DIFERENTES PESSOAS TÊM DIFERENTES PONTOS DE VISTA SOBRE DETERMINADOS ASSUNTOS.
SABER CEDER = atitude fundamental = fazer concessões em nome do grupo ou da empresa ou de si mesmo, cedendo até mesmo em pontos essenciais para não prejudicar o todo.
Negociar é verbo para ser conjugado na 1ª pessoa do plural = o pronome “EU” é seguramente um termo proibido, quando se fala em negociação.
Numa negociação discordar é saudável = examinar o assunto, expor-se na negociação, dar sua contribuição é sempre trabalhoso. Fazer crítica ou recebê-la, deve ser feita com honestidade e consistência e não tendo como foco a pessoa e sim o problema.
POSTURA PROATIVA = se caracteriza pela vontade de querer resolver a situação e evitar a incidência futura de mais problemas – é uma atitude adulta, amadurecida.
POSTURA RECEPTIVA = se evidencia nas pessoas que se mostram abertas às críticas e ao diálogo – é uma demonstração de