GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIACOES
NEGOCIAÇÕES
Aspectos fundamentais do enfermeiro gerente
Introdução
GESTÃO é o ato de garantir a eficiência de todos os recursos oferecidos por uma determinada organização, através de um conjunto de tarefas previamente determinadas. O gestor ou gerente utiliza habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas para alcançar da melhor maneira possível resultados positivos, tanto para a empresa, quanto para os usuários e seus colaboradores.
A importância de gerenciar conflitos
A Associação Americana de Gerenciamento realizou um estudo onde verificou que: os gerentes passam cerca de
20% de seu tempo enfrentando conflitos; eles afirmam que nos últimos 10 anos tem sido cada vez mais necessária a habilidade de negociar e eles percebem ainda que o gerenciamento de conflitos é tão importante quanto o planejamento, a comunicação, a motivação e a tomada de decisão. Nas organizações de saúde os conflitos estão presentes o tempo todo, daí a importância de nós da enfermagem estudarmos e discutirmos como gerenciar conflitos, pois estes são necessários para o desenvolvimento e crescimento de qualquer organização.
Significado da palavra conflito
Segundo o Aurélio, dicionário da língua portuguesa, o termo conflito significa o embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias; desavença; oposição e luta de diferentes forças.
Mas o que é um conflito?
Conflitos costumam ser definidos como discordâncias internas, resultantes de diferenças quanto a ideias, valores ou sentimentos entre duas ou mais pessoas.
“Conflito é um processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses” (HAMPTON, 1991)
E por que surgem conflitos?
Uma vez que os conflitos são inerentes a condição humana, sendo decorrentes das relações entre pessoas e grupos, e que as organizações, são compostas e estruturadas por pessoas, o lugar onde frequentemente os conflitos estarão presentes são as empresas ou instituições. Atualmente,