Gerenciamento de Conflitos
A forma é de enfrentar os conflitos e também aprender a resolvê-los, sentar frente a frente com o outro indivíduo e primeiro ouvi-lo, depois ponderar os motivos que desencadearam algum tipo atrito e partilhar uma solução reconciliadora. Essa ideia na teoria pode ser vista como algo fácil, mas em prática é exige muito exercício e muita experiência para aprender, com mansidão e bondade, aceitar as diferenças normais existentes entre todos os seres humanos. Seria anti-produtivo se todos fossem iguais. As diversidades de formação, seja cognitiva ou cultural, são fatores que evoluem para a criatividade e inovação, características supervalorizadas nos tempos de hoje. Assim, conflitos que são bem resolvidos passam de problemas complexos de relacionamento a pontos de ganhos positivos para a equipe de trabalho e principalmente para a organização. Podem inclusive ser usados como ferramentas para desencadear ideias e soluções de problemas difíceis. Fora a isso, proporcionam a vivência do perdão, que reata amizades, e fazendo-nos sentir pessoas amadas e felizes.
Aspectos negativos e positivos do conflito
Os conflitos não são nem bons nem ruins, pois estes podem causar o crescimento ou destruição. Dependerá da forma com que os conflitos serão administrados.
Aspectos negativos do conflito:
Fazer com que o trabalho perca o seu impulso;
Criar situações que resultam em desperdício de esforços;
Causar tensão;
Criar um ambiente improdutivo;
Distorcer o comportamento das pessoas.
Aspectos positivos do conflito:
Nasce de uma diferença de ideias e/ou opiniões que podem desencadear reflexões e análises sobre um determinado tema;
Gera uma energia que tenciona e produz movimento, induzindo à ação, se estimula a análise e a reflexão, se induz ao movimento, à ação, o conflito não pode ser visto sempre como algo negativo na vida do ser humano;
Vivenciar um conflito é a porta de entrada para o consenso que nada mais é do que uma