Gerenciamento de comunicação em projetos
Aristóteles foi o primeiro a citar um modelo de comunicação, quando disse que o processo necessita de três elementos: Aquele que fala (Emissor), o que essa pessoa tentou dizer (Mensagem) e aquele que escuta (Receptor).
Comunicação tem origem latina, a comunicação significa Ação de dividir, de partilhar.
Conforme Mendes (1999:34), a comunicação significa tornar comum, trocar informações, partilhar idéias, sentimentos, experiências, crenças e valores por meio de gestos, atos, palavras, figuras, imagens, símbolos etc...
Emissor: Emite uma mensagem ao receptor, por dar origem a comunicação, ele conhece o significado pretendido desta mensagem, por isso deve codificá-la para que seja transmitido pelo canal de comunicação escolhido.
Sua comunicação será eficaz quando atingir seu objetivo e produzir a resposta desejada do receptor.
Mensagem: Significa conteúdo, aquilo que é dito, escrito ou transmitido por símbolos ou sinais, e seu objetivo é gerar reações e comportamentos.
Ela pode ser transmitida pela voz, por um texto, por meio de um desenho, por gestos, movimentos e expressões faciais ou por meios eletrônicos
Codificação: Tradução da mensagem para uma linguagem que seja entendida pelas outras pessoas.
Canal de Comunicação: È o suporte de difusão capaz de transmitir mensagens e atingir o receptor, que as recebe e interpreta.
Tipos de Canais
Formais: Normalmente usam processos estruturados e diretivos, e são produzidos com regras e padrões determinados.
Exemplos: Memorandos, e-mails, Políticas, instruções normativas e relatório de progresso.
Informais: São encontros face a face, telefonemas e mensagens orais.
Receptor: è o destinatário da mensagem, que recebe a informação e a interpreta.
Se a percepção e a compreensão da mensagem que lhe foi transmitida acontecer como o transmissor pretendia, o processo de comunicação alcançou seu objetivo e teve sucesso.
Ruído: È tudo aquilo que afeta e interfere na transmissão de uma