Gerenciamento da Comunicação em Projetos
Projeto: RENOVAÇÃO DA FROTA DE CAMINHÕES
Trabalho em Grupo de Gerenciamento da Comunicação em Projetos
Elaborado por: ALEX GABRIEL FRÓIS e-mail: ALAN LOURENÇO GOMES (GP) e-mail: MATEUS GARCIA LIMA e-mail: Mateus_garcia_lima@hotmail.com PEDRO HENRIQUE PINTO ALVES PEREIRA e-mail:
1. Justificativa/ Objetivos / Benefícios
1.1 Justificativa
A frota atual de caminhões da Expresso Logística é composta de 30 (trinta) caminhões com idade média de 16 (dezesseis) anos, sendo 15 (quinze) veículos urbanos de carga-VUC (com capacidade de cargas de até 3 ton.), 6 (seis) caminhões semipesados (com capacidade de cargas de até 6 ton.) e 9 (nove) trucks ou caminhões pesado (com capacidade de cargas entre 10 e 14 ton.).
O excessivo custo com manutenção da frota, que inclui basicamente peças de reposição e custos com mão de obra, gerou a necessidade organizacional de sua renovação. Além disso, o tempo de parada para manutenção tem refletido em prejuízos para a empresa.
1.2 Objetivos e Benefícios
A substituição da frota de caminhões antigos de forma gradual, no prazo máximo de 24 meses, objetiva a redução, nos cinco primeiros anos de utilização da nova frota, de 80% dos custos das constantes manutenções e troca de peças, redução do consumo de combustível e redução da exposição de seus motoristas a riscos de acidentes nas estradas, decorrentes de falhas mecânicas.
Além disto, estima-se a contribuição com 50% de redução das emissões de gases de gás carbônico, aumento da segurança nas estradas e melhora da qualidade de vida dos motoristas, em conformidade com as metas estabelecidas pela Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) – Lei 13.798, promulgada em novembro de 2009.
A Expresso Logística pretende utilizar-se dos benefícios do Programa de Incentivo à Renovação