Gerenciamento de comunicação de projetos
O processo de comunicação é uma interação simbólica entre duas ou mais pessoas. Embora alguns símbolos sejam claros, outros são ambíguos ou difíceis de entender ou explicar.
Uma comunicação simbólica que usa textos e documentos é, muitas vezes, apenas uma aproximação do que se quer realmente comunicar, pois pode conter falhas que dificultam ou mesmo inviabilizam a compreensão pretendida.
Na prática, podemos considerar que a maior parte dos problemas funciona como barreira ao fluxo de informações que ocorre durante o processo de informação.
Barreiras de comunicação são elementos que interferem e distorcem o processo de comunicação, dificultando e impedindo o correto entendimento entre emissor e receptor. Essas barreiras podem ser de conhecimento, comportamentais, organizacionais ou técnicas. Algumas dessas barreiras incluem indivíduos e grupos com diferentes graus de habilidade e conhecimento técnico, a distribuição geográfica das equipes e atividades, as políticas e regras de poder na organização e a compreensão das exigências e soluções das diversas partes interessadas.
Barreiras de conhecimento configuram o despreparo para lidar com o processo oral ou escrito de comunicação, o uso de linguagem técnica não familiar a todos os envolvidos, a falta de conhecimento do assunto a ser comunicado, a sobrecarga das comunicações e o uso de tecnologias e equipamentos não dominados pelo emissor ou pelo receptor. Gerentes de Projetos devem estar cientes de que o pessoal técnico e os administradores falam línguas distintas. Uns falam os jargões da execução, usando argumentos técnicos de desenvolvimento e construção do produto, e os outros usam a semântica gerencial, que inclui custos, prazos e compromissos. Cabe então ao Gerente de Projetos reconhecer as barreiras potenciais na comunicação e tomar as providências apropriadas para evitar os desgastes e impactos negativos das mesmas.
Algumas sugestões nesse sentido são:
1 -