Introdução tcc nagios
Software Livre Nagios
1. Delimitação do Tema:
Monitoramento dos ativos com o software livre Nagios.
3. Problematização:
É viável e vantajosa à implementação de ferramentas livres para o monitoramento de tráfico de redes de grande porte?
1.3.1 Formulação do Problema:
Pode-se considerar que existe, atualmente, uma grande dependência da Internet no dia-a-dia, resultando em um alto grau de uso de redes de computadores. Devido a esse crescimento, houve a necessidade da criação de sistemas que monitoram e gerenciam todos os dispositivos de redes.
Os sistemas atuais que monitoram as redes fora, criados para solucionar parte dos problemas. Uns simplesmente monitoram os estados dos hosts, exibindo alertas ou simplesmente exibindo informações sobre eles. Outros ainda exibem informações de serviços de redes como um servidor Web, por exemplo. Ainda existem sistemas que constroem gráficos de utilização de recursos que permitem ao administrador de redes, visualizar as informações de modo mais fácil e amigável, podendo resultar em tomadas de decisões mais eficientes e corretas.
Devido à existência de vários tipos de sistemas de monitoramento de redes, existe também a necessidade de possuir mais de um, com a finalidade de garantir um alto grau de controle sobre a rede. Ao utilizar vários sistemas de monitoramento, o administrador de redes, é forçado a configurar cada um individualmente, podendo resultar em inconseqüências.
Além disso, existem casos em que o sistema é de difícil utilização, sendo apenas executado usando linhas de comando na maioria das vezes muito extensas. Existe também uma ausência de biblioteca de classes, que fazem com que a utilização de protocolos SNMP seja mais simples. A existência de bibliotecas que atinjam essa necessidade fará com que o desenvolvedor se preocupe mais com a lógica de negócio, reduzindo assim o tempo de construção de software.
1.3.2 Solução Proposta
A proposta deste trabalho é informar sobre a ferramenta