GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A qualidade de vida no trabalho, que no cenário atual anda tão discutida, preocupa-se principalmente com dois pontos importantes que é o bem estar do trabalho e com a eficácia organizacional. Proporciona uma maior participação dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores , com colegas de trabalho, com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários.
Conforme Rodrigues (1994), “ a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa”.
Segundo França (1997), “Qualidade de vida no trabalho é o conjunto de ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas durante o trabalho na empresa”.
Acredita-se que a QVT é um assunto estratégico nas empresas. As pessoas estão cada vez mais exigentes com as condições de trabalho.
Em resenha, é a busca de tudo que possa melhorar o bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para ter-se uma vida mais satisfatória.
Atualmente considera-se que existe uma relatividade da QVT, e essa relatividade seja decorrente das varis formas que um indivíduo venha considerar fonte de satisfação no trabalho, ou seja, um determinado funcionário pode considerar como prioridade para