EDUCAÇÃO NO PERIODO DA DITADURA MILITAR
Uilis Gomes da Silva Cerqueira
Tutora: Karine Damasceno
Centro Universitário Leonardo Da Vinci-Unialssevi
10\06\2013
Resumo
Essa produção pretende mostra um pouco da história da educação no país, na época da ditadura militar que durante os anos de 1964 a 1985. Nesse período os militares atendendo a interesse da elite local e dos norte americanos tornou a educação do Brasil tecnicista, pois havia a necessidade de formar mão de obra para trabalhar nas grandes indústrias.
A partir de 1964, o estado torna-se autoritário e concentrador de poder nas mãos de poucos, o que influenciou diretamente a esfera educacional.
Com a implementação do modelo político ideológico conservador foram estabelecidos acordos com os americanos para adaptar a educação as exigências do mercado.
Isso gerou descontentamento em alguns setores da sociedade, que em certo momento lutou para superar o regime e em 1985 com a eleição Tancredo e o governo Sarney, deu inicio a redemocratização. Palavras chaves: educação, ditadura e militar
Introdução
A educação brasileira no período de 1964 a 1985, nesta época o Brasil era governado por militares, que após golpe de estado chegaram ao poder nos pais. Após a primeira grande guerra houve um surto do nacionalismo, e os Estados Unidos começaram a desenvolver relações diplomáticas com o Brasil, tanto no aspecto político quanto nos econômicos, sociais e culturais. No ano de 1930 foi elaborado o manifesto dos pioneiros, que tinha como pressuposto lançar as bases para a defesa do ensino público laico e gratuito. As leis da educação brasileira foram fortemente influenciadas, após a segunda grande guerra pelas ideias da educação tecnicista, neste período João Goulart foi tirado da presidência pelos militares. Logo após, o marechal Humberto Castelo Branco assumiu a presidência de republica, em um período de altas taxas de inflação, tendo como aliados os estadunidenses. Com isso o povo