mas e mais
363 palavras
2 páginas
O "mas" é uma conjunção adversativa. É usada para dar idéia de oposição entre duas orações. Ex.: O aluno estudou, mas perdeu no vestibular.
O "mais" é um adverbio de intensidade.
Ex.: Você precisa estudar mais.
É extremamente comum confundir o advérbio de intensidade “mais” com a conjunção adversativa “mas”. Contudo, a boa notícia é que hoje você irá aprender de forma simples e objetiva a usar corretamente essas palavras. Acompanhe a aula:
MAS: possui ideia de oposição. Pode ser substituído por “contudo, todavia, entretanto, não obstante, no entanto”. Veja alguns exemplos:
João trabalha muito, mas ganha pouco.
Disse que ia ao teatro, mas não foi!
MAIS: expressa ideia de intensidade; quantidade. Exemplos:
Era o mais romântico da turma.
Venceu mais uma vez!
Muito confusas estas duas palavras: MAIS e MAS. Dentro de um fragmento maior, às vezes, pelo costume de pronunciarmos quase de mesma maneira, é comum equivocarmo-nos e trocarmos uma pela outra. Tal fato deve ser evitado, pois apesar da semelhança, em nada se correspondem.
MAS é sempre conjuñção adversativa, que indica oposição entre duas idéias, dentro de uma mesma sentença ou período. É sinônimo de PORÉM, ENTRETANTO, NO ENTANTO, CONTUDO, TODAVIA.
Estávamos com toda a documentação regular, mas nossa inscrição não foi aceita.
Percebamos que o conectivo une duas orações que possuem idéias adversas: estar com a documentação regular implicaria que a inscrição fosse aceita, mas como isso não se confirma, as idéias são contrárias e, por isso, conectadas pelo MAS. Jamais utilizem MAIS nessas situações.
MAIS é o contrário de MENOS, assim como MUITO e MEIO, pode ser advérbio ou pronome indefinido, indicando acréscimo, adição.
O jogador mais caro do mundo é Cristiano Ronaldo.
MAIS é advérbio e intensifica o adjetivo CARO. Poderíamos fazer a oposição com MENOS.
Precisamos de mais coragem para enfrentar a situação.
MAIS é pronome indefinido e modifica o substantivo CORAGEM.