Tarefa Economia
TAREFA 6
DATA: 04/12/2012
NOME DO ALUNO:
POLO:
DISCIPLINA:
TEORIAS DAS FINANÇAS PÚBLICAS
TUTOR:
Tarefa 6 - 4 pontos
1. Caracterize e enfatize a diferença entre os conceitos de déficit público nominal e déficit público primário.
Déficit público nominal – corresponde à soma do déficit primário com os gastos com juros nominais (juros reais mais correção monetária) e com a amortização da dívida pública.
Déficit público primário – corresponde à diferença entre arrecadação e gastos do governo, sem levar em conta as despesas com os juros da dívida interna pública. Para financiar este déficit o governo pode emitir moeda, contribuindo com a inflação, ou endividar-se, emitindo um título de dívida pública.
A diferença entre eles é que no déficit público primário não são consideradas as despesas com juros e correção monetária e no déficit público nominal essas despesas são consideradas.
2. Como o superávit primário ajuda na sustentabilidade da dívida pública?
O superávit primário permite uma comparação simples e direta entre receita e a despesa que o setor público tem para sobreviver.
Diz o economista Silvio Campos Neto, do Banco Schahin que “ele é particularmente importante para saber se há risco de descontrole das contas públicas e, principalmente, de crescimento explosivo do endividamento”, ou seja, obter um resultado primário positivo (superávit) é um passo fundamental para manter a dinâmica da dívida pública controlada, o que sinaliza menor risco ao mercado. Para medir a saúde financeira do setor público e a trajetória da dívida, essa medida é um bom indicador, pois mostra se o governo está gerando um caixa razoavelmente bom.
3. Visite o sítio do Instituto de Políticas Aplicadas (IPEA)