ECONOMIA BRASILEIRA TAREFA 1
No período de 1930 a 1964 foi marcado por três golpes de estado: 1º em 1930, determinou o fim da Republica Velha e início de período de 15 anos de política de Getúlio Vargas, 2º Golpe foi em 1945, quando Vargas foi deposto e 3º golpe, em 1964,marcou início a ditadura militar até 1980.
Esse período foi chamado de fase do populismo adquirindo características patrimonialistas em que o público torna-se quase uma extensão do privado.
Até 1942, período foi marcado pelas dificuldades acarretadas pelo grande choque da depressão mundial, pela retomada após 1933, revertida com a crise norte-americana de 1937, e pelas dificuldades associadas ao início da 2ª Guerra Mundial. Na esteira da crise, aumentou o peso do estado na economia: continuou a intervenção na política cefeeira e multiplicaram-se as iniciativas estatais no domínio da economia. uma das marcas dessa época foi o grande impulso dado para o crescimento das indústrias motivado pela Grande Depressão e o fortalecimento das classes trabalhadoras urbanas, o país deixava de ser um país de economia rural. A industrialização brasileira tornou líder do crescimento da economia. Em 1943 teve boom de crescimento .
O governo brasileiro se fortalece, centralizando as decisões e retirando o poder das regiões. Surgimento da figura dos decretos-lei, o judiciário perdeu forças e o autoritarismo e a repressão dominou o quadro da época (1937 a 1945) na fase do estado Novo. No governo JK a industrialização com a preocupação de investir em infra - estrutura e indústria de base. Com o plano de metas cinqüenta anos de desenvolvimento em cinco, contou com a entrada de capital externo deixando uma herança de inflação e dívida externa. O governo seguinte (Jânio Quadros) não conseguiu apoio político pra seu projeto econômico e renunciou. João Goulart centrou-se nas questões mais urgentes como a inflação através da política econômica no Plano