Acontecimento na economia
Ao contrário do que pode parecer para muita gente, a economia não é um bicho de sete cabeças. Existem algumas variáveis fundamentais para entendermos o que está acontecendo e definirmos quais os rumos futuros que a economia brasileira poderá seguir.
Estas variáveis são: Entender um pouco melhor o cenário econômico brasileiro. Entender o que está
1. Inflação
2. Taxa de Juros
3. Câmbio
4. Produção Industrial e Nível de Emprego
5. Contas Externas
Vamos entender cada uma destas variáveis:
1. Inflação
Atualmente esta é a variável central na economia brasileira, uma vez que toda a política monetária (nível da taxa de juros) está orientada sobre ela.
Como o Banco Central define a taxa de juros quase que exclusivamente com base no nível da inflação, acompanhar a inflação nos permite saber se o juros têm maior probabilidade de aumentar ou diminuir.
Além disso, a inflação é primeiramente um indicador de aquecimento da economia, de modo que uma alta da inflação aponta que a economia está produzindo além do potencial permitido por sua capacidade produtiva (infraestrutura, mão de obra, etc).
2. Taxa de Juros
Como sabemos, a taxa de juros é utilizada para controlar a inflação e entendendo os movimentos da inflação, podemos saber o que esperar das taxas de juros.
Por sua vez, a taxa de juros (SELIC) é importante para entendermos o cenário econômico brasileiro, uma vez que ela determina diversas variáveis que afetam diretamente o lado real da economia, ou seja, a produção.
Entre essas variáveis estão o nível de crédito oferecido, o custo deste crédito e até mesmo o fluxo de dólares que entram e saem do país.
3. Câmbio
Esta variável econômica é fundamental por determinar o custo das importações e exportações, e conseqüentemente se no saldo final destas transações o Brasil é credor (exportações > importações) ou devedor (importações > exportações), as